Programação














Dia 30/11/2016
ATIVIDADES
7h30 – 8h30
Credenciamento
8h30 - 9h00
Abertura
9h00 - 10h00

Conferência: Direitos Humanos e a Saúde Mental: estratégias para o avanço das políticas de saúde mental.

Prof. Dr. Benedetto SaracenoMédico, Psiquiatra, Ex-diretor do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde, Docente da Universidade de Genebra, Suíça e Coordenador do Curso de Mestrado Internacional de Políticas e Serviços em Saúde Mental da Universidade Nova de Lisboa.
10h00 -10h30
Coffee Break
10h30 -12h00









Mesa redonda: Reforma Psiquiátrica no Brasil: avanços e desafios.

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Fernandes PittaMédica, Psiquiatra, Professora do Departamento de Medicina Preventiva da USP (aposentada), Professora Adjunta da Universidade Católica do Salvador/UCSAL, Presidente do Capítulo Brasileiro da World Association for Psychosocial Rehabilitation, Ex-Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde do Brasil.

Dr.ª Sandra Maria Sales FagundesPsicoterapeuta, psicanalista e psicóloga do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ex-Diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU) do Ministério de Saúde, Ex-Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Ex-Diretora das Ações de Saúde (DAS) da SES-RS, Ex-Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre, Ex-Secretária Municipal de Saúde de Viamão, Professora convidada da Maestría en Salud Mental - Universidad Nacional de Córdoba- Argentina.

Sr.ª Sônia de Fátima Rosa – Presidente da Associação Mente Ativa de usuários e familiares de Saúde Mental de São Bernardo do Campo - SP.

Coordenação: Profª Drª Sônia Barros - Enfermeira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.
12h00 - 12h30
Debate
12h30 – 14h30
Almoço
14h30 - 15h00
Políticas de Saúde Mental no Brasil

Vídeo – O processo institucional da Reforma psiquiátrica brasileira.

Dr. Domingos Sávio do Nascimento Alves - Entrevista inédita
Médico neurologista e sanitarista, Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, durante a década dos anos de 1990 e tem sido um dos mais importantes atores do processo de Reforma Psiquiátrica no país. A partir do final da década de 1990, foi o último presidente do Instituto Franco Basaglia, organização não governamental do Rio de Janeiro que atuava na defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais.
15h00 - 17h00
Mesa Redonda: Avanços e desafios da Lei n. 10.216/2001.

Sr. Paulo Gabriel Godinho DelgadoSociólogo, Deputado federal no período de 2006 a 2011. Presidente do Grupo Brasileiro do Parlamento Latino-Americano. Autor das seguintes leis: de Cooperativas Sociais, da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001) e Lei Orgânica dos Partidos Políticos.
Prof. Dr. Sérgio Souza Verani - Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ex-Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, Presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, Coordenador do Curso de Extensão de Direito Social, do Programa Cidadania e Direitos Humanos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Professor de Prática Forense Penal (Professor Auxiliar) – Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Prof. Dr. Pedro Gabriel G DelgadoMédico Psiquiatra, Ex-Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor colaborador da Universidade Nova de Lisboa.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sônia Barros - Enfermeira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.
17h00 - 17h30
Debate
17h30
Encerramento


Dia 01/12/2016


ATIVIDADES
8h30 - 10h00











Mesa Redonda: Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências e a Lei 10.216.

Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências e o Quality Rights
Prof. Dr. Roberto Tykanori KinoshitaMédico, Psiquiatra, Ex-Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde do Brasil. Coordenador da Área técnica de Saúde Mental, álcool e outras drogas do Município de São Paulo, Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Direitos dos usuários de serviços de saúde mental
Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias - Procurador da República do Ministério Público Federal, Especialista em Direitos humanos, Membro da Red de Niñez y Adolescencia da Federación Iberoamericana del Ombudsman e da Comissão Permanente da Infância e da Juventude do Grupo Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, Professor titular da Universidade de Marília – UNIMAR.

CAPS e Quality Rights
Prof.ª Dr.ª Fernanda Nicácio – Terapeuta Ocupacional, Professora do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia, e Terapia Ocupacional – FMUSP. Ex-Coordenadora Adjunta da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde do Brasil.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira - Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.
10h00 - 10h30
Debate
10h30 – 12h00
Comunicação Oral
12h00 – 13h30
Almoço
13h30 às 15h00
Comunicação Oral
15h00 – 17h00









Mesa Redonda: As estratégias e instrumentos de inclusão social e os direitos das pessoas com transtornos mentais em conflito com a Lei.

Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário portador de sofrimento mental (PAI-PJ) Minas Gerais
Dr.ª Romina M. de Magalhães Gomes - Psicóloga Judicial do Núcleo Supervisor do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

A experiência italiana do fechamento de hospitais psiquiátricos judiciais.
Drª Giovanna del GiudiceMédica, Psiquiatra, Presidente da Conferenza Permanente per la Salute Mentale nel mondo Franco Baságlia – Trieste/Itália.

Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI).
Dr. Haroldo Caetano da SilvaPromotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Premiado pelo Instituto Innovare, em 2009, como vencedor do VI Prêmio Innovare, na categoria Ministério Público, com o Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI).

Coordenação: Prof. Dr. Jandro Moraes CortesEnfermeiro, Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.
17h00- 17h30
Debate
17h30
Encerramento


Dia 02/12/2016


ATIVIDADES
8h30 – 9h00
Atividade Cultural
9h00 - 10h00

Conferência: Políticas Públicas no contexto da crise do estado de direito.

Prof. Dr. Aldo Fornazieri - Físico, Doutor em Ciência Política, Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Diretor Acadêmico da FESPSP, Coordenador do curso de pós-graduação Globalização e Cultura da FESPSP.
10h00 - 10h30
Intervenções dialogadas

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Ana Luísa Aranha e Silva - Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.



10h30 - 12h00




Mesa Redonda: Ações dos Serviços territoriais para Inclusão Social.

Prof. Dr. Benedetto Saraceno - Médico, Psiquiatra, Ex-diretor do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde, Docente da Universidade de Genebra, Suíça e Coordenador do Curso de Mestrado Internacional de Políticas e Serviços em Saúde Mental da Universidade Nova de Lisboa.

Drª Giovanna del Giudice Médica, Psiquiatra, Presidente da Conferenza Permanente per la Salute Mentale nel mondo Franco Basaglia, Trieste - Itália.

Prof.ª Dr.ª Sônia BarrosEnfermeira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Maria do Perpétuo S. S. Nóbrega - Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.
12h00 - 12h30
Debate
12h30 – 14h30
Almoço
14h30-15h00

Palestra: Direitos e cidadania dos usuários de álcool e outras drogas.

Dr. Antônio Lancetti - Psicanalista, Consultor do Programa de Saúde Mental de São Bernardo do Campo, Ex-Secretário de Ação Comunitária no município de Santos, Ex-consultor do Ministério da Saúde para o Plano Crack.

Coordenação: Prof. Dr. Divane de Vargas - Enfermeiro, Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP.
15h00 -15h15
Debate
15h30 – 16h00



Palestra: A Luta antimanicomial e a construção dos direitos e das políticas na área de saúde mental.

Prof. Dr. Paulo Duarte de Carvalho AmaranteMédico, Psiquiatra, Professor e Pesquisador Titular do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, Coordenador do GT de Saúde Mental e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Presidente Honoris da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Elisabete Ferreira Mângia - Terapeuta Ocupacional, Professora Associada do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.
16h00 - 16h15
Debate



16h15 - 17h00




Palestra: Os processos de Formação para Saúde Mental na perspectiva da Cidadania e dos Direitos.



Coordenação: Dr. Luís Eduardo Batista Cientista social, Pesquisador do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, Pós-Doutorando na Escola de Enfermagem da USP.
17h00 - 17h30
Debate
17h30
Carta de São Paulo