Normas para Trabalho

Normas para envio dos resumos expandidos referentes às comunicações orais:

O período de submissão de resumos será de 01/10/2016 a 10/11/2016.
Os resumos deverão obedecer, rigorosamente, às normas publicadas abaixo, caso contrário serão reprovados.
Somente, serão aceitos trabalhos na modalidade de comunicação oral.
As normas exigidas para que os resumos sejam encaminhados para a avaliação, devem obedecer rigorosamente os seguintes quesitos:

  • Serão aceitos para avaliação resumos de pesquisa original, revisões bibliográficas ou relatos de experiência relacionados à temática do evento, enquadrados numa das 4 linhas temáticas.
  • Estar relacionado aos 4 eixos temáticos:
  1. Direitos humanos e Saúde Mental – Políticas públicas, LGBT, População Negra, população de rua, usuários de álcool e outras drogas, população privada de liberdade, refugiados, imigrantes, moradores de hospitais psiquiátricos, deficientes mentais, avaliações na perspectiva dos direitos humanos, medicalização, cultura, violências, família.
  2. Avanços e impasses após a aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica - Políticas públicas, internação compulsória/involuntária, interdições civis, “Judicialização da saúde mental”, pessoas em conflito com a lei, regulamentação da Lei 10.216, avanços da RAPS, atuação da Defensoria e Ministério público, avaliação em saúde mental, papel da mídia, processo de trabalho.
  3. Inclusão social e exclusão social das pessoas com transtornos mentais- Políticas públicas, Estigma, preconceito, discriminação, violência, Papel da mídia, direito ao trabalho (cooperativismo/associativismo, economia solidária, emprego apoiado), Residência terapêutica, unidade de acolhimento.
  4. Formação profissional em saúde mental – Residências, graduação/formação inicial, extensão, aprimoramento, educação permanente, supervisão clínica e institucional, currículo, diretrizes curriculares, cultura.
  • Os resumos deverão ser originais, ou seja, não ter sido publicados em outros meios de divulgação científicos, sendo de responsabilidade total e irrestrita do autor e co-autores.
  • Cada resumo deverá ter um número máximo de SEIS autores.
  • O resumo deve conter a seguinte forma estruturada: Título, Autores, Introdução (ao final da introdução expressar o objetivo com verbo no infinitivo), Metodologia, Resultados / achados, Conclusões e Referências (atente para a confecção das referências).
  • O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, corpo 14, em negrito, centralizado com no máximo, 15 palavras.
  • Após duas linhas (espaços) do TÍTULO, deverá aparecer os Nomes Completos dos Autores/Titulações, filiações e e-mail do 1° autor, separados por ponto e vírgula, em fonte Arial, tamanho 12 e centralizados.
  • O resumo deverá possuir no máximo 3.500 caracteres contando os espaços (incluídas as referências), em fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm. Tabelas e gráficos não serão aceitos no resumo.
  • As citações no texto precisam seguir as normas Vancouver, sistema numérico.
  • Referências: devem ser expressas apenas aquelas que foram citadas numericamente no texto.
  • O resumo deverá ser enviado, exclusivamente, pelo Link: https://goo.gl/forms/VRGNmUkplDL58Xyz2
  • À Comissão Científica reserva-se o direito de quaisquer edições nos resumos a fim de maiores adequações para a publicação nos anais do evento.
  • A Comissão Científica publicará no Blog do evento os resumos aprovados para apresentação na modalidade de comunicação oral, comunicando a aprovação por meio de tabela com os seguintes campos: nome do trabalho, nomes dos autores, a data / hora e sala de apresentação.
  • O relator(a) do trabalho deverá ser necessariamente, um dos seis autores e estar obrigatoriamente inscrito no evento.
  • O certificado emitido será endereçado apenas ao apresentador(a) do trabalho com o nome do(s) co-autor(res) listado(s) no mesmo.
  • O apresentador(a) do trabalho terá 10 minutos para apresentação do mesmo e 5 minutos serão destinados aos possíveis questionamentos / discussão;
  • O apresentador(a) deverá estar presente na sala destinada à sua apresentação, 15 minutos antes do horário aprazado;
  • Cabe ao apresentador checar aspectos como compatibilidade seus arquivos e correto funcionamento das mídias. Deverá trazer seu arquivo no formato *.ppt (power point) em uma mídia removível do tipo “pen drive”.
  • Serão disponibilizados projetores multimídia para apresentação do trabalho.
  • Após a Aprovação, todas as apresentações deverão contemplar os tópicos de 1 a 10, obedecendo à sequência de apresentação no dia do evento (será disponibilizada a máscara para a composição dos slides, aqui no site):

  1. Nome e símbolo da Instituição;
  2. Título do trabalho;
  3. Nome do apresentador(a);
  4. Modalidade de participação;
  5. Introdução;
  6. Objetivos;
  7. Metodologia;
  8. Resultados;
  9. Conclusão; e
  10. Referências.